quinta-feira, 23 de julho de 2015

A COMUNICAÇÃO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

E aí já se vão mais de 20 anos no mercado de comunicação de nossa região. Quanta coisa mudou, quantas águas passadas, quanta tecnologia inovadora chegando. Enfim, quanta mudança! A primeira mudança sobre a qual vou comentar é a mudança interna da agência, motivada pela necessidade e curiosidade de abrir os horizontes da comunicação local. A KWB, que lá nos seus primórdios era um bureau de impressos especializado principalmente em catálogos industriais, se tornou uma agência de comunicação completa com toda a setorização necessária para oferecer aos seus clientes soluções integradas nas mais diversas áreas da publicidade. A segunda mudança é a do comportamento do consumidor: se no passado ele valorizava o produto, hoje ele valoriza, mais que o produto, a experiência de compra. Ela deve ser sensorial, deve atingir o coração da pessoa antes mesmo de ela entrar em um ponto de venda, seja ele físico ou virtual. O consumidor não quer só consumir, ele precisa ter conexão com a marca. A terceira é a ocorrida em nosso cliente, o empresariado. Lá há 20 anos atrás, ele era muitas vezes descrente à publicidade. Não acreditava muito em seu resultado efetivo e julgava ser mais importante desenvolver um bom produto que uma boa propaganda. Não estou dizendo que a propaganda é mais importante que o produto, vejam bem. Só que ela tem tanta importância quanto a qualidade do produto, que hoje é essencial. Mas daí... ele também sentiu a mudança do comportamento do consumidor, que comentei acima. E sentiu a necessidade de chegar ao coração daquelas pessoas, entendendo a importância de se comunicar com elas. Para isso que as agências de comunicação existem, afinal. A quarta mudança é a das mídias: tudo tem se reinventado. Imaginem que eu peguei a época do fotolito (alguém sabe o que é isso hoje em dia?), dos computadores que levavam mais de meia hora para salvar um anúncio, da não existência de mídias digitais. Hoje já não se concebe mais fazer uma campanha somente off-line – é totalmente impraticável. O online veio com tudo, obrigando a nós, publicitários, a conhecer esse mundo tão estranho inicialmente e tão interessante hoje. Poderia aqui falar de mais e mais mudanças, mas essas são as principais. O que não mudou foi o meu fascínio por esse mundo em constante evolução, que quando você acredita que está quase dominando a matéria, surgem coisas novas, novas formas de pensar, o comportamento do consumidor muda, a mídia se reinventa, e verdades que eram tão absolutas caem por terra em cinco minutos. É ou não é fascinante? Kátia Kohlbach – Publicitária e diretora da KWB Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário